publicações da empresa

  • DIVULGAÇÃO DE RESULTADO

    22.06.2015

    PESQUISA ELEITORAL - GUAÍRA - PR 

     

    DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS

     

    INTENÇÃO ESTIMULADA DE NOMES PARA PREFEITO DE GUAÍRA (CENÁRIO COM 3 CANDIDATOS)

     

    FABIAN - 31,50%

    SIMIÃO NEVES - 28,00%

    KUBA - 25,50%

    BRANCO/NULO - 10,50%

    NÃO SABE - 4,50%

     

     

     

    METODOLOGIA APLICADA:

     

    PESQUISA QUANTITATIVA POR AMOSTRAGEM DOS ELEITORES DA ÁREA PESQUISADA, SELECIONADA EM DOIS ESTÁGIOS:

     

    1. NO PRIMEIRO ESTÁGIO FORAM UTILIZADOS TODOS OS POLÍGONOS DA BASE CENSITÁRIA POR MEIO DO MÉTODO PPT (PROBABILIDADE PROPORCIONAL AO TAMANHO).
    2. NO SEGUNDO ESTÁGIO O ENTREVISTADO FOI SELECIONADO, DENTRO DO POLÍGONO, EM FUNÇÃO DAS SEGUINTES VARIÁVEIS: SEXO; FAIXA ETÁRIA; ESCOLARIDADE; RENDA FAMILIAR MENSAL; LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA.

     

    DATA DA COLETA: 06 E 07 DE JUNHO DE 2015.

     

    FONTE DOS DADOS - CENSO 2010 E TSE.

     

    NÚMERO DE ENTREVISTAS - 200, SENDO 172 NA ÁREA URBANA E 28 NA ÁREA RURAL.

     

    COLETA DE DADOS - ENTREVISTAS PESSOAIS DOMICILIARES.

     

    INTERVALO DE CONFIANÇA/MARGEM DE ERRO - O INTERVALO DE CONFIANÇA ESTIMADO É DE 90% E A MARGEM DE ERRO É DE 5,77% PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS.

    download do anexo
  • Pesquisa revela índices de audiência em PG

    23.11.2014

    PESQUISA REVELA ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DAS RÁDIOS DE PONTA GROSSA

     

     

    Uma pesquisa técnica realizada pela Datasonda Pesquisas mostra, detalhadamente, os índices de audiência alcançados pelas rádios AM e FM da cidade de Ponta Grossa. Encomendada pelas rádios MZ, Antena Sul e Rádio T, a pesquisa foi realizada durante o período de 21 dias e fornece gráficos e tabelas com as informações. São dados detalhados sobre os ouvintes como gênero, faixa etária, classe social, grau de instrução e, até mesmo, agrupamento econômico-geográfico.

     

    De acordo com o proprietário da Rádio T, Márcio Martins, a intenção na realização da pesquisa é a garantia de oferecer um bom produto aos anunciantes. “Essa história de dizer que uma emissora é líder ou não, na verdade não existe, o que menos interessa para nós é quem está em primeiro ou segundo lugar. Nós vivemos de anunciantes e eles querem um retorno, que é possível através de uma grande quantidade de pessoas escutando o anúncio deles. É por isso que a gente tem que saber exatamente o horário e qual o público-alvo”, comenta.

     

    A pesquisa permite fazer um comparativo entre as rádios, avaliando nos gráficos quais os horários de maior e menor audiência e a média alcançada pelas emissoras. Além disso, existem tabelas que mostram a porcentagem geral de audiência por emissora, quais os locais onde o rádio é mais ouvido e permite analisar por dia da semana a quantidade de pessoas que sintoniza em cada rádio da cidade.

     

    Dados

     

    De acordo com a pesquisa, a emissora de maior audiência no índice geral é a Rádio T. A pesquisa revela ainda que 65,15% das pessoas ouvem rádio em casa, 24,13% no trabalho e 10,72% no carro. Outro dado abordado é sobre a sintonização das rádios. De acordo com os dados, as rádios AM alcançam 33,56%, enquanto as FM registram 66,44%.

     

    Márcio Martins ressalta a relatividade dos dados em relação aos dias e horários analisados. “Este é um dado geral. No entanto, a pesquisa mostra que, em alguns horários, dependendo do programa, algumas emissoras AM ultrapassam a audiência das FM”.

     

    Rádios

     

    Um dos principais dados apontados pela Datasonda revela que o horário de maior audiência nas rádios de Ponta Grossa é das 10 às 11 horas da manhã, quando 11,30% da população da cidade está sintonizada. “Já andaram dizendo diversas vezes que as rádios estão prestes a serem extintas, mas os dados mostram o contrário. Existe uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a nível nacional, que mostra que 90% da população ouve rádio, seja de maneira contínua ou esporádica, pelo menos uma vez no período de cerca de trinta dias”.

     

    Internet

     

    Mário Martins ressalta a característica de ‘companheiro’ do rádio, em relação aos outros meios de comunicação e lembra que, atualmente, a internet tem ‘roubado’ o público de outros meios de comunicação como TV e impressos. “O rádio é um dos menos ameaçados pela internet, já que permite que as pessoas façam outras coisas, cumpram outras atividades, enquanto estão sintonizadas em alguma emissora. A televisão já não oferece esta mesma alternativa. Ou você presta atenção nela ou vai se incomodar”. 

     

    Fonte aqui.

    download do anexo
  • Pesquisa fornece dados precisos às rádios de PG

    23.11.2014

    PESQUISA FORNECE DADOS PRECISOS AOS ANUNCIANTES DAS EMISSORAS DE RÁDIO

     

     

    Em relação à liderança da Rádio T na pesquisa da Datasonda, o proprietário da emissora, Márcio Martins, afirma que trabalha sempre para ter uma boa colocação, mas reitera que a intenção na contratação da pesquisa é possibilitar um panorama detalhado e fiel aos anunciantes. “É essencial ter uma pesquisa técnica que garanta que ao anunciante que ele vai ter retorno do dinheiro que está investindo. Uma coisa muito interessante na pesquisa é que ela mostra que todas as emissoras de Ponta Grossa, sem exceção, têm audiência. Isso é algo que varia bastante em relação ao dia, horário e programação”.

     

    O proprietário da Rádio T destaca ainda a parceria das outras rádios na contratação da pesquisa, o que exclui a possibilidade de beneficiamento apenas de uma emissora. “A pesquisa foi igualmente contratada pelas rádios MZ e Antena Sul, ou seja, não tem como dizer que o resultado foi comprado pela rádio T, já que as outras também encomendaram e pagaram da mesma forma. Temos um interesse em comum que é fazer as comparações e analisar o melhor para os anunciantes. A liderança na pesquisa na verdade não é o ponto principal”.

     

    Dados

     

    De acordo com a pesquisa, a Rádio T possui um alcance de 49.614,37 ouvintes, que escutam a rádio durante uma média de 2h10 diariamente. Ela revela ainda que os programas de maior audiência da Rádio T são ‘Bolicho da T’, que passa de segunda a sexta das 18 às 19 horas, alcançando um índice de 40,11% e ‘Arranca Toco’, que vai ao ar todo domingo das 9 às 13 horas - período em que a emissora chegar a alcançar de 61,86% a 64,21% da audiência total. A média de audiência da Rádio T é de 24,97%.

     

    Datasonda

     

    Segundo Mário Martins, esta é a segunda pesquisa realizada pela Datasonda Pesquisas sobre os índices de audiência das emissoras de rádio de Ponta Grossa. A primeira foi no ano de 2012. “Pela Datasonda foi a segunda vez, mas, esse tipo de pesquisa já é feito há bastante tempo, quase anualmente. Os resultados podem oscilar de uma pesquisa para a outra”, revela. O proprietário da T ressalta ainda o tempo utilizado no levantamento dos dados (21 dias). “Para chegar a resultados assim tão precisos, que mostram a audiência obtida de hora em hora e que possibilita analisar cada uma das emissoras da cidade, é preciso uma amostra grande”, finaliza.

     

    Fonte aqui.

    download do anexo
  • DataSonda na Revista Aldeia

    27.03.2013

     

    download do anexo
<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito João Pedro Pereira da Silva Antonio Barbosa Junior desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação